domingo, 14 de dezembro de 2008

1998

John Hume
Político católico norte-irlandês (18/1/1937-) Nasce na cidade de Londonderry e forma-se em história pela Universidade Nacional da Irlanda. Inicia a sua actividade política em 1969, ao ser eleito para o Parlamento da Irlanda do Norte, ou Ulster.
Três anos mais tarde, ajuda a fundar o Partido Social-Democrata Trabalhista (SDLP). No início da década de 80, conquista uma cadeira na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico e luta para reconciliar católicos e protestantes no Ulster. Estabelece os primeiros contatos secretos com o também católico Gerry Adams, líder do Sinn Féin (braço político do IRA, grupo terrorista católico que luta pelo fim do domínio dos ingleses protestantes).
Em 1993 apresenta uma proposta de paz aos governos da República da Irlanda e da Inglaterra, que inspira, em Dezembro, a Declaração de Princípios de Downing Street - esboço de plano de paz que admite o fim da divisão da Irlanda. Em razão disso, o IRA decreta cessar-fogo. Em 10 de Abril de 1998, os católicos liderados por Hume e os protestantes representados por David Trimble assinam um acordo formal de paz - o Acordo da Sexta-Feira Santa. Em Junho de 1998, Hume concorre às eleições para primeiro-ministro na condição de favorito, mas perde para o protestante Trimble.
Ambos dividem o Prêmio Nobel da Paz de 1998, porém o acordo é perturbado por diversos incidentes o pior deles é a explosão de uma bomba do IRA, em agosto de 1998, que mata 29 pessoas e fere outras centenas.
David Trimble
Político protestante norte-irlandês (15/10/1944-). Nascido em Bangor, ao sul de Belfast, filho de funcionário público, estuda em bons colégios e forma-se em direito. No final dos anos 60,a Irlanda do Norte (ou Ulster) sofre com a guerra civil entre a minoria católica - que deseja integrar-se à República da Irlanda, separada do Ulster em 1949 - e a maioriprotestante, que prefere continuar parte do Reino Unido.
O conflito é acirrado pela actuação do Exército Republicano Irlandês (IRA), grupo terrorista defensor do rompimento com Londres. O governo britânico intervém militarmente no Ulster em 1972. Na época, Trimble entra para o movimento Vanguarda Ulster, favorável à permanência da região como província britânica. Durante os anos 70 e 80, opõa e-se às tentativas de pacificação entre católicos e protestantes.
No início da década de 90, assume uma vaga no Parlamento irlandês. Surpreende a todos quando, em 1995, é eleito para liderar o Partido Unionista do Ulster (UUP) e passa a defender a divisão do poder com a minoria católica, com a qual inicia negociações.
Em Abril de 1998, assina com o líder católico John Hume um acordo de paz, referendado pelo Reino Unido e pela República da Irlanda e aprovado por 70% da população. Acordo este que, baseado no conceito de compartilhamento do poder, permitiu o fim de 30 anos de conflitos na Irlanda do Norte que deixaram cerca de 3.500 mortos. Ganha o Prêmio Nobel da Paz junto com Hume. No mesmo ano, nas eleições parlamentares, elege-se primeiro-ministro. O acordo, contudo, é atrapalhado, em 1999, por diversos atentados do IRA.

Sem comentários:

Enviar um comentário