domingo, 14 de dezembro de 2008

1999

Médicos Sem Fronteiras
Médicos Sem Fronteiras - MSF é uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos que oferece assistência à saúde, em casos como conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização de ajuda humanitária não governamental do mundo, na área da saúde.
MSF proporciona também acções de longo prazo, na ajuda a refugiados, em casos de conflitos prolongados, instabilidade crónica ou após a ocorrência de catástrofes. A organização foi criada com a ideia que todas as pessoas têm o direito a tratamento médico, e que essa necessidade é mais importante que as fronteiras nacionais (princípio de ingerência).
Actualmente actua em mais de 70 países.
O Comité Nobel Norueguês decidiu conceder o prémio Nobel da Paz aos Médicos Sem Fronteiras (Médecins Sans Frontières), em reconhecimento ao trabalho humanitário pioneiro desta organização em vários continentes.
Desde a sua fundação, no início da década de 70, Médicos Sem Fronteiras tem aderido ao princípio fundamental de que todas as vítimas de desastres, sejam estes de origem natural ou humana, têm direito a uma assistência profissional, fornecida da forma mais rápida e eficiente possível. Limites territoriais nacionais e circunstâncias ou preferências políticas jamais devem interferir na prestação de auxílio humanitário.
Intervindo com rapidez, os Médicos Sem Fronteiras dão visibilidade pública às catástrofes humanitárias, e ao apontar as causas de tais catástrofes, a organização ajuda a formar a opinião pública em oposição às violações e abusos de poder.
Em situações críticas, marcadas pela violência e pela brutalidade, o trabalho humanitário de Médicos Sem Fronteiras possibilita que a organização crie brechas para contactos entre grupos em oposição. Ao mesmo tempo, cada destemido e generoso trabalhador que presta assistência mostra a cada vítima um rosto humano, representa o respeito pela dignidade daquele indivíduo, e é uma fonte de esperança pela paz e pela reconciliação.

Sem comentários:

Enviar um comentário