domingo, 14 de dezembro de 2008

2001

Kofi Annan
Kofi Annan (Kumasi, Gana, 8 de Abril de 1938) é um diplomata de Gana. Foi, entre 1 de Janeiro de 1997 e 1 de Janeiro de 2007, o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Prémio Nobel da Paz em 2001.
De origem nobre na sua terra natal, o seu nome significa "nascido numa sexta-feira". Após começar a estudar Economia na Universidade de Ciência e Tecnologia de Kumasi, Kofi recebeu uma bolsa de estudos para continuar a estudar nos EUA.
Annan começou a trabalhar nas Nações Unidas ao ingressar em 1962 na Organização Mundial da Saúde. Ao longo dos anos exerceu diferentes funções na ONU até chegar ao posto de secretário-geral em 1 de Janeiro de 1997.Segundo o comité, o prémio foi atribuído em virtude dos esforços da ONU e de Annan em favor dos direitos humanos e na solução de conflitos internacionais."Kofi Annan dedicou quase toda a sua carreira profissional à ONU", disse o comité. "Como secretário-geral, ele trouxe uma nova vida para a organização."Annan adoptou uma postura conciliadora e bastante diplomática à frente da entidade.O prémio gerou polémicas mas também ajudou a acelerar o fim de conflitos, como o de Timor-Leste.Há muito a fazer e há muitas expectativas em relação a mim e à minha organização", disse Kofi Annan, admitindo que a ONU poderia cuidar melhor do planeta.
Quando tropas do Iraque, governado por Saddam Hussein, invadiram o Kuwait, em 1990, Annan foi enviado a Bagdad para ajudar nas negociações e facilitar a repatriação de mais de 900 funcionários internacionais. Nesse período, ele negociou a libertação dos reféns estrangeiros e chamou a atenção da comunidade internacional para a situação dos mais de 500 mil asiáticos que estavam nos dois países. Encabeçou, depois, a equipa de negociação das Nações Unidas com o Iraque para autorizar que o país vendesse petróleo para poder comprar material de assistência humanitária.
Em Abril de 2000, Annan publicou um Relatório do Milênio, intitulado "Nós, os Povos: O Papel das Nações Unidas no Século XXI", em que exorta os Estados-membros a renovarem o seu compromisso por um plano de acção destinado a acabar com a pobreza e a desigualdade, a melhorar a educação, reduzir o HIV/Aids, a conservar o meio ambiente e a proteger as pessoas de conflitos letais e da violência. O relatório constituiu a base da Declaração do Milénio, aprovada por chefes de Estado e de Governo na Cúpula do Milénio, que se realizou em Setembro de 2000, na sede da ONU.
Em Dezembro de 2001, Kofi Annan e as Nações Unidas receberam o Prémio Nobel da Paz por seus esforços para construir um mundo mais pacífico e mais bem organizado.

Organização das Nações Unidas
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembleia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946. A sua sede actual é na cidade de Nova Iorque.
Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948

Sem comentários:

Enviar um comentário