domingo, 14 de dezembro de 2008

2005

Agência Internacional de Energia Atómica
A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) foi estabelecida como uma organização autónoma no seio das Nações Unidas em 29 de Julho de 1957. O seu objectivo é a promoção do uso pacífico da energia nuclear e o desencorajamento dos usos para fins militares de armas atómicas. O antigo presidente dos Estados Unidos da América, Eisenhower, fez em 1953 um discurso visionário na Assembleia-geral das Nações Unidas que antecedeu assim a criação deste organismo internacional.
A AIEA tem a sua sede em Viena, (Áustria), e tem 137 estados membros, cujos representantes se encontram anualmente para uma Conferência Geral onde elegem 35 membros para o Conselho de Governadores. Este Conselho reúne-se cinco vezes por ano e prepara as decisões que serão ratificadas pela Conferência Geral.
A AIEA constitui um fórum intergovernamental para a cooperação científica e técnica do uso pacífico da tecnologia nuclear.
Foi dirigida pelo sueco Hans Blix entre 1981 e 1997, que ficou famoso por causa da oposição às alegações de que no Iraque se desenvolviam programas nucleares com fins militares. O actual detentor do cargo máximo da AIEA é Mohamed ElBaradei, do Egipto.
Com o incremento da proliferação nuclear na década de 1990, as tarefas da AIEA passaram a incluir as inspecções e investigações de suspeitas violações do Tratado de Não-Proliferação Nuclear sob mandato das Nações Unidas; contudo, caso encontre indícios de uso militar em programas que inspecciona, apenas poderá reportá-los ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que detém o exclusivo de medidas coercivas.
A AIEA mantém, como um dos seus instrumentos, o INIS (International Nuclear Information System), uma base de dados sobre a utilização pacífica da energia nuclear.
A AIEA desempenhou um papel fundamental nos meses anteriores à intervenção militar anglo-americana contra o Iraque de Saddam Hussein em 2003.

ElBaradei e a agência da ONU começaram a ser cogitados como um dos favoritos a vencer o prêmio dias antes do anúncio, devido às crescentes especulações que de o comitê iria procurar "honrar’’ as vítimas de armas nucleares, e aquele que tentam conter o seu uso.
Mohamed ElBaradei
O Dr. Mohamed ElBaradei nascido a 17 de Junho de 1942 no Cairo, Egipto, é o actual Director-Geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Sucedeu no cargo a Hans Blix. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz de 2005, juntamente com a AIEA.
ElBaradei licenciou-se em Direito pela Universidade do Cairo em 1962 e doutorou-se em Direito Internacional pela Universidade de Nova Iorque em 1974. Iniciou a sua carreira no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egipto em 1964, tendo exercido funções na missão permanente do Egipto na ONU em Nova Iorque e em Genebra. Entre1981 e 1987 foi professor de Direito Internacional na Universidade de Nova Iorque. Em 1984 ingressa na AIEA, onde desempenha vários cargos até se tornar Director-Geral em 1997. Foi reeleito para um terceiro mandato à frente daquele organismo a 13 de Junho de 2005, tendo contado com o apoio dos Estados Unidos da América, apesar das relações tensas entre a AIEA e Washington durante o processo que conduziu à Segunda Guerra do Iraque.
É casado com Aida Elkachef, uma professora. O casal tem dois filhos, Laila e Mostafa, que vivem e trabalham em Londres.

Sem comentários:

Enviar um comentário